Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Encontro de Bordadeiras em Mariana promove troca de experiências e celebração da arte têxtil
22/04/2024 07:24 em Notícias da Zona da Mata

No próximo dia 28 de abril, a cidade de Mariana será palco de um grande encontro entre Bordadeiras de Belo Horizonte e a recém-criada Academia Marianense de Bordados. O evento, que acontecerá na Casa de Cultura - Academia Marianense de Letras, promete ser uma celebração da arte do bordado, com troca de experiências e muita inspiração.

A programação do evento inclui um encontro e troca de experiências na arte dos bordados, a partir das 14h, seguido por um animado café musical às 16h.

O encontro contará com a participação especial da Artesanía, um ateliê-escola de Belo Horizonte que tem como objetivo reunir pessoas através das artes manuais. Fundada por Isabella Brandão, a Artesanía é um espaço onde homens, mulheres, jovens, idosos e crianças podem se reunir para criar, aprender e se divertir. Com uma extensa agenda de cursos e workshops, o ateliê oferece a oportunidade de aprender novas técnicas e compartilhar conhecimento.

Isabella Brandão, idealizadora da Artesanía, é uma entusiasta das artes manuais desde a infância. Com formação em Ecologia e Pedagogia, e mestrado pela UFMG, Isabella transformou sua paixão pelo bordado em profissão e hoje se dedica a compartilhar seu conhecimento e experiência com outras pessoas.

Além da Artesanía, o evento contará com a participação da Academia Marianense de Bordados, uma iniciativa que nasceu do desejo de valorizar e promover o bordado como forma de expressão artística. 

Criada durante uma visita do Movimento Renovador de Mariana ao Atelier Anjo Barroco - Arte e Fé, a Academia Marianense de Bordados tem como objetivo agregar valor ao bordado e promover a união entre aqueles que praticam essa atividade.

Segundo Raimunda Maria dos Anjos Castro, primeira presidente da Academia, o bordado merece ser valorizado como uma forma de arte tão importante quanto as artes plásticas e as letras. Para ela, a criação da Academia é uma forma de dar visibilidade ao trabalho das bordadeiras e promover a troca de experiências entre elas. A ideia de criar a Academia surgiu em maio, durante uma visita do Movimento Renovador de Mariana, departamento da Academia Marianense de Letras, ao Atelier Anjo Barroco – Arte e Fé, ambos com atividades voltadas ao bordado. A sugestão partiu da escritora e artista plástica Andreia Donadon, que se lembra do momento com ternura. Segundo ela, o encontro foi marcado pela doçura da canjica e do ambiente de irmandade, cercado pelos trabalhos das bordadeiras, que imediatamente abraçaram a ideia.

Apesar de sua relevância histórica e cultural, o bordado tem seu lugar costumeiramente diminuído frente a outras expressões criativas. “Quando se fala em artesanato, infelizmente às vezes as pessoas diminuem um pouco o valor artístico, Quando fala ‘artes plásticas’, aí cria um patamar maior. Mas todas as artes, independente de [ser] artesanato ou artes plásticas, são o máximo da criatividade. Então, o bordado está em um patamar tão alto quanto as artes e as letras”, complementa Andréia.

O encontro de Bordadeiras em Mariana promete ser uma oportunidade única para celebrar a arte do bordado, trocar experiências e fazer novas amizades. Todos estão convidados a participar e contribuir para o sucesso deste evento tão especial.

 

COMENTÁRIOS