Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Prefeitura de Muriaé inaugura CAPS Infantojuvenil
18/03/2024 15:49 em Notícias Gerais

Após extensas obras de readequação, o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) Muriaé – Hilda Guarino Gomes foi oficialmente inaugurado neste dia 15 de março, marcando um marco significativo no atendimento à saúde mental de crianças e adolescentes na região. As intervenções foram abrangentes, abordando desde a instalação de bebedouros e pias até a criação de novas salas e ambientes para atendimento, passando pela reconfiguração da rede elétrica, climatização das salas, pintura da unidade e fechamento do entorno para oferecer maior segurança. Além disso, foram instalados novos aparelhos de ar-condicionado para garantir o conforto dos pacientes.

O principal objetivo do CAPSi é oferecer atendimento prioritário a crianças e adolescentes com transtornos mentais graves e persistentes, incluindo aqueles com necessidades decorrentes do uso de substâncias ou em situações clínicas que impeçam a socialização e a realização de projetos de vida. O serviço está em total conformidade com os direitos estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente, priorizando sempre o bem-estar e a integridade dos pacientes.

A equipe multiprofissional do CAPSi estará disponível para oferecer uma variedade de serviços, incluindo atendimentos médicos e psicológicos, oficinas terapêuticas e visitas domiciliares. O número de atendimentos será ajustado conforme a demanda espontânea e os encaminhamentos das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e hospitais da cidade, em coordenação com a Rede SUS. Além disso, a unidade receberá encaminhamentos da rede intersetorial, colaborando estreitamente com setores da educação, serviço social e Poder Judiciário.

O CAPSi Muriaé – Hilda Guarino Gomes operará de segunda a sexta-feira, das 07h às 17h, acolhendo crianças e jovens com até 17 anos, 11 meses e 29 dias. Para o primeiro atendimento, recomenda-se que o paciente esteja acompanhado da família ou de um responsável legal, garantindo um apoio integral desde o início do processo.

A equipe de trabalho será composta por 20 colaboradores altamente capacitados, abrangendo profissionais de saúde mental, administrativos, educador físico, assistentes sociais, médicos psiquiatra e neurologista, psicólogos, farmacêutica, enfermeira, fisioterapeuta, técnica de enfermagem, auxiliares administrativos, motoristas e equipe de limpeza e segurança.

 

Hilda Guarino Gomes

Além disso, é importante destacar o nome atribuído à unidade, em homenagem a Hilda Guarino Gomes, uma educadora notável nascida em 1908 na cidade de Faria Lemos. Hilda deixou um legado marcante em várias escolas de Minas Gerais, destacando-se por seu compromisso com a educação e sua dedicação aos projetos sociais. Sua generosidade e devoção católica a tornam um exemplo inspirador para todos nós, refletindo os valores de compaixão e serviço à comunidade que são fundamentais para o trabalho realizado no CAPSi.

COMENTÁRIOS