Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Prefeitura inaugura nova ponte de concreto e aço na região de São João do Glória
18/03/2024 15:45 em Notícias Gerais


A manhã de sábado foi de mais uma inauguração no município. A Prefeitura de Muriaé entregou a nova Ponte José Quintão da Fonseca aos moradores da parte alta da região de São João do Glória, proporcionando melhores condições de deslocamento entre a zona rural e a cidade.
A ponte tem 16 metros de extensão, com pilares sob as cabeceiras e estrutura de aço e concreto armado com vão livre. Ela vem para substituir a antiga passagem de madeira que havia no local.
Esta foi a nona ponte de concreto armado entregue pela administração municipal. Outras três estão em fase de licitação para serem construídas.
Além das pontes, a Prefeitura de Muriaé também tem trabalhado na qualidade das estradas rurais, inclusive realizando a pavimentação de locais que eram considerados críticos. Agora, com a redução das chuvas, a Secretaria Municipal de Agricultura volta novamente sua atenção para o serviço de manutenção e patrolagem das vias.

 

Obra e custo

 

Neste local existia uma ponte precária, construída há muito tempo e que colocava em risco quem passava por ela. Por este motivo o prefeito Dr. Marcos Guarino solicitou ao departamento de Obras Públicas a reconstrução total.

Assim, foi construída uma nova ponte em concreto armado com longarinas e transversinas em perfis de aço estrutural. Uma extensão de 16 metros e dez centímetros e com 4 metros e 20 de largura.

No tabuleiro da ponte foi construída guarda-rodas em concreto armado. Duas cabeceiras, alas em concreto armado para dar maior apoio ao tabuleiro e conter o maciço de solo.

Foi construído um guarda-corpo para proteção das alas e pilares intermediários para maior sustentação. O fundo do rio é uma laje de pedras e, ao longo da estrutura foi fixada na pedra por meio de estacas raiz e teve um custo total de R$ 797.739 reais.

 

Quem foi José Quintão da Fonseca

 

José Quintão da Fonseca nasceu na comunidade de São João do Glória, zona rural de Muriaé. Na mesma comunidade se desenvolveu, casou-se e criou com toda dignidade seus sete filhos.

Homem do campo, jamais abandonou o seu torrão natal, dedicando a integralidade da sua vida ao São João do Glória. Exercendo o mister de lavrador, trabalhou para vários produtores rurais, contribuindo substancialmente para o desenvolvimento desta importante comunidade rural de Muriaé.

José Quintão da Fonseca faleceu no dia 31 de julho de 1970, deixando para seus familiares e para o povoado de São João do Glória um legado de trabalho, honra e determinação.

COMENTÁRIOS