Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Energisa Minas Rio registra mais de 50 ocorrências de colisões em postes em 2023
04/09/2023 07:35 em Notícias da Zona da Mata

A Energisa Minas Rio registrou, de janeiro a agosto deste ano, 52 ocorrências envolvendo colisões de veículos em postes, impactando o fornecimento de cerca de 35 mil clientes na área de concessão da distribuidora em Minas.

Os números preocupam. Além do impacto da batida – que pode ter graves consequências para os ocupantes dos veículos – ainda tem o risco de choque elétrico, tanto para quem se acidentou, como para quem está nas proximidades. Quando um poste de energia é abalroado em um acidente de trânsito, toda população próxima a ele fica prejudicada com a interrupção no fornecimento de luz, podendo afetar, inclusive hospitais.

O supervisor de Qualidade da Energisa Minas Rio, Valdecy Barros Junior, alerta que entre riscos da colisão de um veículo em um poste é a possibilidade de cabos caírem nos arredores ou sobre o carro, por isso o condutor deve ficar atento ao sair do veículo para não sofrer um choque elétrico.

“A orientação é que sempre que possível, o condutor deve evitar sair do veículo, pois pode haver risco de choque elétrico, uma vez que podem existir cabos sobre o veículo ou próximos, que podem não ser visualizados pela vítima. Além do Samu e do Corpo de Bombeiros, é imprescindível que a Energisa seja imediatamente acionada para realizar todos os procedimentos com segurança. Quem for prestar socorro, deve também ficar afastado do veículo e acionar a Energisa”, orienta o supervisor.

Quem passar perto da colisão deve manter distância da rede elétrica e, por questões de segurança, não deve se aproximar de postes ou fios caídos, evitando assim que outros riscos e acidentes aconteçam.

Valdecy explica que, existem casos, que é necessária a substituição do poste, que pode levar entre 4 e 8 horas, aproximadamente, a depender da localidade e acesso, tipo e quantidade de estruturas e equipamentos envolvidos.

Outro fator relacionado aos acidentes com postes é a responsabilidade de quem irá arcar com os prejuízos. O custo médio da substituição de um poste é de R$ 5 mil, que será obrigatoriamente cobrado do infrator/condutor do veículo causador do sinistro. Mas caso tenha transformador e outros equipamentos, esse valor pode ultrapassar a R$ 30 mil, dependendo de cada situação.

Canais de atendimento

Em caso de urgência envolvendo a rede elétrica, avise a Energisa. O atendimento pode ser realizado pelo telefone 0800 032 0196, aplicativo Energisa On, redes sociais, site www.energisa.com.br.

COMENTÁRIOS