Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
CBA apresenta ações socioambientais durante Festa do Café de São Sebastião da Vargem Alegre
12/07/2023 13:53 em Notícias Gerais

 Companhia levará em seu stand o Nosso Café, plantado em áreas reabilitadas pós-mineração

 

Levando informações sobre as iniciativas socioambientais desenvolvidas na região da Zona da Mata mineira, a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) participa de mais uma edição da tradicional Festa do Café de São Sebastião da Vargem Alegre, que será realizada entre os dias 14 e 16 de julho. A Companhia também vai proporcionar ao público a degustação do Nosso Café, plantado em áreas mineradas após o processo de reabilitação ambiental.

 

Com foco na preservação ambiental e na sustentabilidade, a CBA levará em seu stand o trabalho desenvolvido na Zona da Mata mineira, onde os processos de reabilitação permitem a cultura de café em áreas mineradas. Essa inovação tecnológica traz benefícios ambientais e de produtividade para o campo, retornando aos produtores rurais o terreno em condições ainda melhores que as de origem, sendo possível a atividade minerária sem interferir na produção rural, sendo ainda uma inspiração para outros processos de reabilitação ambiental em nível mundial.

 

Enquanto conhece as ações socioambientais promovidas pela Companhia, o público poderá degustar o Nosso Café, que agrada o paladar dos visitantes.

 

O gerente das Unidades de Mineração da CBA na Zona da Mata mineira, Christian Fonseca de Andrade, destaca a participação da Companhia no calendário cultural da região, levando conhecimento socioambiental com foco na sustentabilidade e na preservação ecológica.

 

“Esse é mais um importante evento do calendário cultural da Zona da Mata mineira no qual marcamos presença, para estar em contato próximo com a comunidade local. Assim, conseguimos mostrar de forma prática os resultados positivos conquistados pela Mineração Sustentável da CBA. O Nosso Café é prova e resultado direto desse trabalho, reforçando o nosso comprometimento e a qualidade dos processos de reabilitação ambiental desenvolvidos em conjunto com a Universidade Federal de Viçosa”, celebra.

 

Reabilitação Ambiental

O processo de reabilitação ambiental tem início com a etapa de reconformação topográfica, na qual são feitas a reposição da curvatura natural do relevo e o retorno do solo rico, que é reservado e armazenado previamente, ainda durante a extração da bauxita. Em seguida, acontece o preparo do solo, com adubação orgânica e mineral. Ao final, é feito o plantio de culturas agrícolas, florestais ou espécies nativas, utilizando técnicas desenvolvidas junto à UFV – cuja parceria com a CBA acontece de forma ininterrupta desde 2008.

 

Festa do Café

A Festa do Café é realizada pela Prefeitura de São Sebastião da Vargem Alegre. O evento surgiu como um atrativo para alavancar a grande produção de café do município, trazendo entretenimento, gastronomia e cultura ao público. A programação contará com várias atrações, com shows de artistas nacionais e regionais, sempre com destaque para as tradições do café da região.

COMENTÁRIOS