Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Polícia Civil de Minas e Santa Catarina realizam 2ª fase da operação "Contractus"
12/07/2023 13:07 em Notícias Gerais

Assessoria de Imprensa da 1ª DRPC de Uberlândia 

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), por meio da 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil, realizou hoje (quarta-feira, dia 12), em Uberlândia, em conjunto com a Polícia Civil de Santa Catarina, a segunda fase da Operação “Contractus”, desencadeada em maio deste ano com o objetivo de desmantelar organização criminosa especializada em utilizar documentos falsos para aplicar golpes, dentre eles adquirir veículos em garagens e concessionárias de automóveis.

Durante a operação, as polícias cumpriram mandados de busca e apreensão em lugares não revelados e prenderam um homem de 53 anos, apontado como um dos líderes da associação criminosa. A quadrilha tinha base em Uberlândia e vinha atuando em Santa Catarina, Goiás, Mato Grosso, São Paulo, Paraná e Bahia, causando prejuízos de milhões de reais às vítimas. Somente em Santa Catarina, onde a investigação teve início, dez empresas sofreram os golpes.

Hoje, durante entrevista coletiva, o chefe do 9º Departamento de Polícia Civil, delegado Marcos Tadeu de Brito Brandão, disse que a quadrilha age de forma descentralizada e os seus líderes são de Uberlândia. Os criminosos falsificam documentos públicos e de pessoas físicas e com eles adquirem os veículos. Mais de trinta documentos falsos utilizados pela quadrilha foram apreendidos nessa operação, além de materiais. Todos serão juntados nos inquéritos policiais.

O delegado Rodrigo Guzzo, da Polícia Civil de Santa Catarina, que preside as investigações, declarou que o bando criminoso responde por diversos crimes, dentre eles: associação criminosa, estelionato, falsificação e uso de documentos falsos, lavagem de dinheiro e tráfico de drogas. Segundo ele, a quadrilha já fez mais de cinquenta vítimas no Brasil, entre empresas e pessoas físicas. Um dos líderes presos hoje será levado para o Presídio Professor Jacy de Assis.

COMENTÁRIOS