Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Prefeito protocolo projeto que cria o programa de "Merenda escolar saudável"
21/06/2023 13:49 em Notícias da Zona da Mata

Um dos principais pilares de uma política pública de proteção da criança e do adolescente e promoção da saúde é o ambiente escolar. A escola influencia fortemente a formação de hábitos e deve ser um espaço de promoção de uma alimentação adequada e saudável. “Protocolei na Câmara Municipal o projeto de lei, de minha autoria, para melhorarmos ainda mais a qualidade da merenda escolar nas escolas do município. Queremos incentivar a alimentação saudável, o consumo de frutas, legumes, verduras e carnes magras, em vez de alimentos ricos em gorduras e açúcar livre”, disse Dr. Marcos Guarino, prefeito de Muriaé.

Verduras, legumes, hortaliças e frutas variadas são indispensáveis na rotina alimentar. Os pais e os alunos vão perceber que um cardápio saudável desperta o gosto por alimentos nutritivos. Se os pequenos veem os pais comendo doces, alimentos processados e frituras, eles também terão vontade de consumi-los. “Se verem os colegas e professores se alimentando de forma saudável, também irão aprender”, explicou o prefeito.

Estudos apontam a relação entre o excesso de peso com a venda de alimentos não saudáveis. Essa relação ocorre porque a adoção de uma alimentação saudável não é só uma questão de escolha individual. O ambiente onde o indivíduo está inserido apresenta importante influência nos hábitos alimentares desde a infância.

Os estudantes passam metade do dia na escola, por pelo menos 12 anos. A escola é muitas vezes o lugar onde as crianças fazem a maioria das refeições diárias e, uma vez que hábitos saudáveis são incluídos no processo de aprendizagem, as crianças podem se tornar multiplicadores dessas práticas entre familiares e amigos.

 

COMENTÁRIOS