Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Agências dos Correios de MG passam a fazer portabilidade para energia limpa
31/01/2023 14:45 em Notícias Gerais

Pessoas físicas e empresas de todo o estado de Minas Gerais podem pedir, de forma gratuita, a portabilidade de sua conta de energia em qualquer agência dos Correios do estado. A iniciativa é uma parceria entre os Correios e a startup mineira Juntos Energia, primeira empresa brasileira a conseguir conectar usinas de energia solar às redes das concessionárias e oferecer portabilidade diretamente pela rede da concessionária. 

A parceria tem como objetivo democratizar o acesso à energia limpa em todo o estado, além de trazer economia na conta de luz para os clientes. Para solicitar a portabilidade gratuita, basta se apresentar no Balcão do Cidadão em qualquer agência dos Correios em Minas Gerais com um documento com foto. Caso não seja o titular da conta Cemig, basta apresentar procuração do titular. A inovação foi implantada em aproximadamente 1000 agências, que receberam material de ponto de venda e sinalização. Para educar sobre o serviço,mais de 20 mil atendentes em todo o estado foram treinados sobre o serviço e energia limpa através da Universidade Corporativa Correios. Também foi realizada uma live com mais de 900 gerentes.

“A Juntos nasceu 100% digital e já oferecia a portabilidade gratuita por meios como site, app e Whatsapp. Mas se temos o propósito de democratizar o acesso às energias limpas precisávamos falar com todo mundo, incluindo quem ainda prefere um atendimento humanizado e olho no olho, que só os Correios oferecem com essa capilaridade no país”, afirma o CMO da Juntos Energia, Cleber Paradela. 



Portabilidade na conta de luz: como funciona?

Por conta das resoluções normativas (ANEEL 482/2012 e 687/2015) e novas leis (14300/2022), o mercado de energia abriu a oportunidade para que empresas de tecnologia possam conectar fazendas solares e eólicas diretamente a residências ou empresas, utilizando a própria rede de distribuição das concessionárias existentes.

“Em nossa tecnologia, que chamamos de energia limpa digital, conectamos o consumo energético da casa ou negócio do cliente às nossas fazendas solares parceiras. Nós fazemos toda a gestão com a concessionária para que o consumidor receba uma conta de luz unificada, garantindo economia no gasto com geração de energia, com um processo sem burocracias desde a contratação até o recebimento da fatura”, explica o CEO da Juntos,  José Otávio Bustamante.

Além de reduzir os impactos no meio ambiente e nas mudanças climáticas, a tecnologia de energia compartilhada da Juntos Energia promove uma redução significativa na conta de luz todos os meses, sem necessidade de instalações de placas fotovoltaicas ou taxas de adesão. A empresa também promove uma cadeia produtiva de ganhos, gerando renda para pequenos produtores de energia em zona rural e áreas urbanas. 

“A próxima onda é escolher qual serviço de energia o cliente quer utilizar para a sua casa ou empresa. A energia limpa digital é um produto tão inovador em um momento de abertura do mercado de energia, justamente quando a sociedade mais tem buscado alternativas para redução de custos de energia e emissão de carbono”, afirma o CMO da Juntos Energia, Cleber Paradela. 

 

 

COMENTÁRIOS