Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
11ª Semana de Arte Aldravista 2022
13/10/2022 08:50 em Notícias Gerais
A 11ª Semana de Arte Aldravista celebra os 22 anos do Movimento Aldravista, nascido na cidade de Mariana-MG, no ano de 2000. Além da presença de diversos autores, artesãs e músicos na cidade de Mariana, estão previstos lançamentos de livros, palestras, oficinas, bate-papo literário, espetáculos, tertúlias e entrega de premiações.
 
O evento é organizado pela ALACIB-MARIANA, ALDRAVA LETRAS E ARTES, ABRAAI e Sociedade Brasileira dos Poetas Aldravianistas com apoio da Prefeitura Municipal de Mariana.
 
A 11ª edição da Semana da Arte Aldravista é sinônimo de resistência e persistência do grupo dos poetas criadores da Aldravia. Desde o ano de 2012, os escritores: Gabriel Bicalho, Andreia Donadon Leal, J.S.Ferreira, J.B.Donadon-Leal, José Luiz Foureaux de Souza Júnior e Hebe Rôla divulgam a arte aldravista na cidade de Mariana, em Minas, no Brasil e no exterior. Foram realizados inúmeros lançamentos de livros, exposições, oficinas de poesia, palestras e tertúlias no município e no exterior, divulgando a literatura e as artes visuais contemporâneas. A maioria dos eventos literários ocorreu em Mariana, trazendo inúmeros autores, amantes da poesia e artistas de outras cidades e estados brasileiros para a cidade. (Doutoranda Andreia Donadon Leal – Coordenadora da 11ª Semana de Arte Aldravista)
 
O Movimento de Arte Aldravista, originário de Mariana, concorre para o desenvolvimento de atividades de utilidade pública junto às escolas locais e à própria população de Mariana e região. Neste sentido, não nega sua vocação libertária e provocadora, que abre caminhos – como a função da matrix cellula conceitual do próprio movimento: a aldrava, peça que, originariamente, foi usada para chamar a atenção, abrir portas, anunciar. A peça foi metonimicamente modificada e adaptada para o fim estético do movimento. Seu significado permanece, como vocação irrecorrível. Distribuição de livros, oficinas, visitas orientadas à Casa da Arte Aldravista – sede do Movimento – são alguns dos bastiões da utilidade pública do Aldravismo, como movimento cultural de amplo espectro. Os livros, que ora vêm a público, é, como seus antecessores, duas antologias do que se produz no âmbito do movimento. Alarga-se o campo de abrangência deste, por apresentar produções de vários pontos do país e do mundo. Por outro lado, amplia o horizonte de expectativas do próprio movimento, na consolidação de sua mascote, sua linha de força, sua pièce de résistance: a aldravia.
COMENTÁRIOS