Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Festival Audiovisual de Cultura apresenta sua programação completa
04/11/2021 10:58 em Notícias Gerais

O FAC - Festival Audiovisual de Cultura anuncia a realização de sua edição 2021 para os dias 11 de novembro a 11 de dezembro. Com o propósito de dar visibilidade à produção cultural mineira e com o intuito de reunir um acervo de obras digitais, autorais e originais, lançando um olhar atento sobre o que vem sendo produzido nas diversas linguagens artísticas, o festival revela sua programação completa, composta inteiramente por artistas residentes em Minas Gerais. 

Dentre os mais de 500 projetos inscritos foram selecionadas 40 obras em formato digital com duração de até 5 minutos para as categorias Música, Audiovisual, Artes do Corpo e Híbridos (que transitam em mais de uma linguagem). Diversas cidades mineiras tiveram representantes selecionados, como Cataguases, Juiz de Fora, Viçosa, Governador Valadares, Coronel Fabriciano, São João Del Rei, Além Paraíba, Esmeraldas, Contagem, além de Belo Horizonte. Da região da Zona da Mata foram selecionados(as) os(as) artistas Gabriela Viegas, Bruna Schelb Corrêa, Ale Maggiore, Letícia Nabuco, Pri Helena, Josimar Freire e Francisco Franco, Dudu Lima, Pedro Carcereri, FLIP, Caetano Brasil e Lucas Soares (a lista completa segue ao final do texto).

A seleção foi realizada por uma comissão curatorial de alta expertise, composta pela roteirista Mônica Cerqueira, pelo multi-instrumentista Paulo Santos (Uakti), pelo diretor de teatro Marcelo Castro e pelo premiado videoartista Eder Santos. O FAC convidou ainda o pesquisador, dramaturgo e crítico cultural Daniel Toledo para compor a comissão e juntamente com os demais, elaborar a linha curatorial da programação e as trilhas de exibição das obras para o público. Além da lista de obras selecionadas que poderão ser vistas pelo público durante toda a programação (de 11 de novembro a 11 de dezembro) pelo site oficial do festival, a programação do FAC será composta por cinco lives com os idealizadores e artistas e três oficinas on line realizadas pelos curadores do festival: ‘Curadoria e Produção de uma Mostra Audiovisual’ com Mônica Cerqueira, ‘Percussão e Trilhas Sonoras’ com Paulo Santos e ‘Reinventar a reinvenção’ com Marcelo Castro. Serão oferecidas 20 vagas por oficina e as inscrições gratuitas poderão ser realizadas através do site oficial (www.festivalfac.com.br). 

Para Carina Bismarck, uma das idealizadoras do projeto, “o diferencial do FAC está na diversidade, na inquietação e na proximidade das obras selecionadas. A gente se sente representado, sente que conhece parte daquelas realidades. A curadoria tem feito um trabalho primoroso nesse sentido, ao selecionar trabalhos que apresentam o que há de mais criativo e interessante em Minas Gerais”. De acordo com André Hallak, coordenador executivo e co-idealizador do festival, “o FAC se propõe a dar visibilidade aos artistas do nosso tempo, além de reunir acervo de obras originais e autorais. Um olhar atento, porém fluido, sobre o que vem sendo produzido nas artes em Minas Gerais.”

Esta edição do FAC é viabilizada através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, tem o apoio da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, patrocínio da Energisa e a realização é da Casa na Árvore Produções.

Dentre os artistas da região da Zona da Mata mineira estão Gabriela Viegas, Bruna Schelb Corrêa, Ale Maggiore, Letícia Nabuco, Pri Helena, Josimar Freire e Francisco Franco, Dudu Lima, Pedro Carcereri, FLIP, Caetano Brasil e Lucas Soares. Ao todo, o festival apresenta 40 obras selecionadas por um super time curatorial composto por pela roteirista Mônica Cerqueira, pelo multi-instrumentista Paulo Santos (Uakti), pelo diretor de teatro Marcelo Castro, pelo premiado videoartista Eder Santos e pelo pesquisador, dramaturgo e crítico cultural Daniel Toledo.

COMENTÁRIOS