Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Rotary Club Muriaé Norte homenageia Corpo de Bombeiros
17/02/2019 18:55 em Notícias da Zona da Mata

LUCIANA ARCHETE

Jornalista MG19681JP

 

A reunião de quinta-feira, 14, na Casa da Amizade foi especial para o 2º Pelotão de Bombeiro Militar, sediado em Muriaé. A diretoria do Rotary Club Muriaé Norte fez a entrega de um troféu comemorativo pelos 13 anos de instalação da unidade no município.

 

No dia 17 de fevereiro de 2006 era instalado pelo então comandante geral do Corpo de Bombeiros em Minas Gerais, Cel/BM José Honorato Ameno a unidade de Muriaé.

Por esta razão a presidente do clube, Solange Maria Montesano Adriano, decidiu, juntamente com os demais associados, a render esta merecida honraria, uma vez que a unidade vem se desdobrando ao máximo para salvar vidas, proteger pessoas e socorrer nas horas incertas.

Atualmente a unidade é comandada pelo 1º Tenente/BM Jorge Dornellas dos Santos Junior,

Para receber a honraria estiveram presentes o sargento/BM Renato Silva Santos e o Cabo/BM Leoney de Freitas.

 

A história do 2º Pelotão

 

No dia dezessete de fevereiro de dois mil e seis, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais inaugurou o então oitavo Pelotão de Bombeiros Militar em Muriaé, hoje denominado Segundo Pelotão de Bombeiros Militar. A fração pertence à articulação do Quarto Batalhão de Bombeiros Militar e, possui sob sua responsabilidade dezessete municípios circunvizinhos a cidade de Muriaé. O Pelotão teve sua construção iniciada em oito de março de dois mil e cinco, localizada no bairro da Gávea, um ponto estratégico da cidade que facilita o acesso aos demais bairros e o rápido deslocamento para as rodovias que cortam o município.

O Segundo Pelotão de Bombeiros possui uma moderna estrutura, que oferece conforto aos militares e praticidade em suas instalações físicas, mobiliários, material de escritório, recurso multimídia, entre outras questões logísticas. Na sede do 2º Pelotão de Bombeiros também hoje está em funcionamento a base do SAMU e a Defesa Civil Municipal.

Conta hoje, com um efetivo de 39 militares e seis viaturas, sendo: uma Viatura de Combate a Incêndio, uma Viatura de Salvamento, uma Viatura de Resgate, duas Viaturas de Vistoria e Prevenção e uma Moto. Também possui dois Barcos e equipamentos para atender ao município de Muriaé e região.

Ao Corpo de Bombeiros Militar cabe à coordenação e a execução das ações de defesa civil, a prevenção e combate a incêndio, perícias de incêndio, busca e salvamento e estabelecimento de normas relativas à segurança das pessoas e de seus bens contra incêndio ou qualquer tipo de catástrofe.

E, desse modo, segue-se a vida desses “Homens do Fogo” que não deixam o desânimo abater-se sobre o moral e, apesar do sacrifício de deixar em casa pais, mães, esposas, esposos, filhos e filhas, estão sempre firmes no propósito de ser “O AMIGO CERTO NAS HORAS INCERTAS”.

COMENTÁRIOS