Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
146 aposentados ou pensionistas do INSS podem perder o benefício
03/01/2019 11:41 em Notícias Gerais

LUCIANA ARCHETE

Jornalista MG19681JP

 

Em Muriaé, 146 aposentados ou pensionistas podem perder o benefício por falta de “comprovação de vida”, que é feita desde 2012.

A cada período de 12 meses os aposentados e pensionistas segurados do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) devem comprovar que estão vivos para manter o benefício ativo. O procedimento é obrigatório para todos que recebem seus pagamentos por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético e tem por objetivo dar mais segurança ao cidadão e ao Estado brasileiro, pois evita pagamentos indevidos de benefícios e fraudes.

Dos mais de 34 milhões de beneficiários, em dezembro, apenas 132 mil ainda não compareceram aos bancos pagadores há mais de doze meses da última comprovação para realizar o procedimento. Eles podem ter seus benefícios interrompidos ainda em dezembro de 2018.

Em Muriaé são 146 pessoas nesta situação. Em Miradouro, 20 beneficiários podem ter os pagamentos bloqueados.

Em Miraí são 13 pessoas; 13 também em Guiricema; sete em Eugenópolis; sete em Patrocínio do Muriaé e uma pessoa em barão do Monte Alto. Em Antônio Prado de Minas todos os beneficiários do INSS comprovaram estar vivos.

Os bancos têm feito comunicados por meio de mensagens informativas, disponibilizadas nos seus caixas eletrônicos e sites na internet.

 

Quando devo fazer a prova de vida?

 

A rotina é cumprida anualmente pela rede bancária, que determina a data da forma mais adequada à sua gestão: existem bancos que utilizam a data do aniversário do beneficiário, outros utilizam a data de aniversário do benefício, assim como há os que convocam o beneficiário na competência que antecede o vencimento da fé de vida.

 

Onde devo ir?

 

Basta ir diretamente no banco em que recebe o benefício, apresentar  um documento de identificação com foto (carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação e outros). Algumas instituições financeiras já utilizam a tecnologia de biometria nos terminais de autoatendimento.

 

Se não conseguir ir ao banco?

 

Os beneficiários que não puderem ir até às agências bancárias por motivos de doença ou dificuldades de locomoção podem realizar a comprovação de vida por meio de um procurador devidamente cadastrado no INSS.

 

E quem mora fora do Brasil?

 

Os segurados que residem no exterior também podem realizar a comprovação de vida por meio de um procurador cadastrado no INSS ou por meio de documento de prova de vida emitido por consulado ou ainda pelo Formulário Específico de Atestado de Vida para o INSS, que está disponível no site da Repartição Consular Brasileira ou no site do INSS.

COMENTÁRIOS