Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Dr. Raimundo Cândido Júnior vai presidir OABMG pela 5ª vez
25/11/2018 11:44 em Notícias Gerais

O advogado Raimundo Cândido Júnior venceu a acirrada eleição para a presidência da OAB/MG, realizada neste sábado. Ele venceu com 101 votos de diferença para o segundo colocado, Chapa 1 encabeçada pelo advogado Sérgio Murilo. A chapa 3, que entrou na disputa em menos de dois meses para o pleito ficou com mais de 30% do votos. Ela foi encabeçada pelo advogado Sérgio Leonardo.

Agora, Cândido Júnior ocupará o cargo máximo da seccional durante o triênio 2019-2021. Será a quinta vez que o advogado ocupa a presidência da OAB/MG.

Raimundinho – como é conhecido entre seus apoiadores – concorreu à presidência pela chapa 2 – “OAB Mais Forte”. Durante sua gestão, ele terá Helena Delamonica como vice-presidente.

Três chapas disputaram a diretoria da OAB Minas e ao todo cerca de 50 mil advogados mineiros compareceram às urnas. No interior, 312 chapas concorreram à direção da OAB nas subseções.

 

 

Veja o resultado

 

1 - OAB VANGUARDA – 17.965 Votos (34,88% dos votos Válidos)

2 - OAB MAIS FORTE – 18.076 Votos (35,09%)

3 - NOVA OAB – 15.466 Votos (30,03%)

 

Confira a composição completa da diretoria eleita para a OAB/MG:

 

Presidente: Raimundo Cândido Júnior;

Vice-presidente: Helena Edwirges Santos Delamonica;

Secretário-Geral: Adriano Cardoso da Silva;

Secretária-Geral ajunta: Valquíria Valadão;

Tesoureiro: Alexandre Figueiredo de A. Urbano;

Presidente da CAA/MG: Luís Cláudio da Silva Chaves;

Vice-presidente da CAA/MG: Vicente Flávio Macedo Ribeiro;

Conselho Federal: Antônio Fabrício de Matos Gonçalves, Bruno Reis de Figueiredo, Luciana Diniz Nepomuceno; Robison Divino Alves, Joel Gomes Moreira Filho, Felipe Martins Pinto.

Raimundinho recebeu pouco mais de 35% dos votos válidos. O segundo lugar ficou com Sérgio Murilo Diniz Braga, da chapa 2 - "OAB Vanguarda", com 34,88% dos votos. A diferença entre os dois candidatos foi de pouco mais de 100 votos. O candidato Sérgio Leonardo, da chapa 3 - Nova OAB ficou em terceiro, com 30,3% dos votos.

De acordo com o coordenador de campanha, Raimundo Cândido Neto, a eleição é o reconhecimento da classe ao trabalho executado por Raimundinho na seccional mineira, fundando mais de 100 subseções e dedicando a sua vida para advocacia. “A realização de uma campanha com poucos recursos demonstra que ideias, propostas e histórico de serviços sempre serão valorizados em uma entidade séria como é a Ordem dos Advogados".

Na eleição mais disputada da história da seccional mineira, a chapa OAB Mais Forte, presidida pelo advogado Raimundo Cândido Júnior, foi eleita para assumir a diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil - seção Minas Gerais para o triênio 2019/2021, com pouco mais de 35% dos votos válidos.

 

Quem é Raimundinho

 

Raimundo Cândido Júnior, natural de Belo Horizonte, tem 67 anos e é advogado militante há 44 anos. Atua nas áreas de direito civil e processual civil e é formado pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1974.

Este será o quinto mandato de Raimundinho a frente da Ordem que presidiu a seccional mineira por quatro vezes (1993/1994, 1995/1997, 2004/2006 e 2007/2009), além de ter sido conselheiro seccional (gestão 1989/1990 e 1991/1992); conselheiro federal (1998/2000 e 2010/2012) e é conselheiro nato da OAB Minas.

 

O vice-presidente da OAB Federal e ex-presidente da seccional mineira, Luís Cláudio Chaves, assume a presidência da Caixa de Assistência dos Advogados e o atual presidente da OAB Minas, Antônio Fabrício Gonçalves, foi eleito titular no Conselho Federal.

Também foram a diretoria: Helena Delamonica (vice-presidente); Adriano Cardoso (secretário-geral); Valquíria Valadão (secretária-geral adjunta) e Alexandre Figueiredo Urbano (tesoureiro), Fabrício Souza Cruz Almeida (tesoureiro adjunto) e Marco Antônio Oliveira Freitas (diretor institucional).

 

Entre as principais propostas da chapa estão:

 

- pró-atividade na defesa de Minas Gerais e do Brasil, nos termos legais, manifestando-se sempre que necessário, sem qualquer viés político-partidário.

 

- independência institucional: a OAB/MG deve falar e ser respeitada, sempre nos limites legais, mas sem preocupações com eventuais discordâncias de outras instituições

 

- notificação do Estado de Minas Gerais no dia da posse para que promova em até 90 (noventa) dias a regularização dos honorários dos dativos, sob pena de requerimento de intervenção no 91º dia de mandato

 

- manutenção e aprimoramento da comissão de defesa dos honorários dos advogados, permitindo que todo advogado que se sentir prejudicado na fixação dos seus honorários possa ser assistido adequadamente pela OAB/MG

 

- aprimoramento do relacionamento institucional com a magistratura, no sentido de demonstrar a importância da fixação de honorários dignos

 

- revisão periódica da tabela de honorários da OAB/MG, mantendo-a sempre atualizada e importante paradigma para a fixação dos honorários

 

- treinamento online e presencial (cursos e caravanas seguindo o cronograma de instalação do TJMG) do PJe, promovendo uma aprendizagem constante e efetiva para os advogados.

 

- convênio para oferecimento do certificado digital a preço mais acessível ao advogado, tornando o custo menor nos primeiros anos de profissão.

 

- plataforma online e gratuita de todas as palestras promovidas pela Escola Superior de Advocacia (ESA), facilitando o acesso ao conhecimento e atualização

 

- busca pela uniformização de procedimentos e rotinas em todas as varas, de modo que o advogado não seja surpreendido diariamente

 

- uniformização de procedimentos e rotinas em todas as câmaras dos tribunais, evitando que o advogado seja surpreendido durante o seu ofício no dia a dia

 

- manutenção e melhoria das salas da OAB/MG em todo o estado, para que continuem sendo importante ponto de apoio ao exercício da profissão

 

- aperfeiçoamento dos convênios e parcerias, criando o programa amigo do advogado, clube de vantagens acessível a todos que estejam regulares perante a OAB/MG

 

- efetiva participação das mulheres advogadas nas decisões tomadas dentro da Ordem dos Advogados de Minas Gerais 

 

 

COMENTÁRIOS