Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Trabalhadores rurais de Formoso ampliam conhecimentos sobre motosserras
25/09/2018 09:02 em Notícias Gerais

Trabalhadores rurais de Formoso, no noroeste do estado, fizeram o curso de Operação e Manutenção de Motosserra do Senar Minas, através da parceria com o Sindicato de Produtores Rurais da cidade. Durante três dias, os participantes tiveram aulas teóricas e práticas sobre esse equipamento tão utilizado no meio rural. 

O curso trata sobre a legislação ambiental que orienta o operador, sobre seus deveres e cuidados, sobre o que é autorizado e o que é proibido; sobre a segurança do trabalho, as manutenções básicas e periódicas da motosserra e, por fim, a técnica da derrubada de árvores.

Por ser uma atividade de risco, além de aprender técnicas de montagem e desmontagem do conjunto de corte, afiação da corrente, preparo da mistura do combustível, abastecimento e transporte, os trabalhadores aprendem também sobre a importância do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Antônio Carlos de Souza foi um dos participantes do curso. Ele diz que esse era o momento em que ele mais precisava de capacitação, pois adquiriu uma fazenda recentemente e agora irá cercar toda a propriedade de 40 hectares. “Eu já trabalhei muito para os outros e agora quero investir na minha propriedade. Já tinha cortado uma madeirinha aqui e outra ali, mas agora estou me sentindo profissional, aprendi muitas coisas novas e corrigi outras que fazia errado. Só tenho a agradecer ao Senar e ao Sindicato”.

COMENTÁRIOS