Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Dia Internacional de Atenção aos Acidentes Ofídicos destaca os cuidados com cobras venenosas
20/09/2018 10:44 em Notícias Gerais

A partir de agora, 19 de setembro passará a ser conhecido como o Dia Internacional de Atenção aos Acidentes Ofídicos. Mas o que é um acidente ofídico? São aqueles causados por picada de cobras venenosas. Por ano, quase 140 mil pessoas em todo o mundo morrem e 400 mil ficam permanentemente incapacitadas ou desfiguradas ao serem picadas. Agir de forma corretamente nesses casos pode ajudar a salvar vidas. Portanto, fique atento às dicas da Fan Huí Wen “ FÉN RUI WHEN “ . que é membro da equipe do Instituto Butantã.

“A primeira medida que se recomenda é lavar bem a região com água e sabão. Se a pessoa está no campo isso provavelmente vai evitar uma possível infecção no local. Deixar o membro - no caso a perna ou braço uma posição confortável.  Procurar o atendimento de saúde mais rápido possível. Não fazer medidas caseiras para tentar retardar a ação do veneno como amarrar, como chupar, como cortar o local da picada, passar substâncias – pomadas, plantas no local”. 

Ao chegar no serviço de saúde a pessoa ferida por uma cobra venenosa  deve ser avaliada por profissionais de saúde que vão indicar a necessidade ou não do soro antiofídico – medicamento que reverte os efeitos do veneno e farão o encaminhamento adequado. Mas a prevenção ainda é a melhor forma de escapar dos efeitos do envenenamento por picadas, como explica Fan.

“Muitas vezes o acidente ocorre naquele momento da penumbra, no final da tarde. Então sempre uma atenção redobrada sobre o local onde a pessoa vai caminhar ou colocar a mão. Evitar a proximidade de roedores. As cobras comem roedores, ratos. Sempre manter a área em volta da casa limpa, sem restos de comida, para não atrair roedores que podem eventualmente atrair as cobras”.

E se você vive ou  trabalha próximo a matas ou locais com registro de cobras, use botas e luvas ao sair. No Brasil, a maioria dos casos envolve Jararacas, Cascavéis, Surucucus Bico-de-Jaca e Corais.

COMENTÁRIOS