Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Ipê Amarelo chama a atenção na praça João Pinheiro
13/09/2018 15:10 em Notícias da Zona da Mata

LUCIANA ARCHETE

Jornalista MG19681JP

 

A praça João Pinheiro entrou no ritmo do Setembro Amarelo. Isso mesmo. O belo Ipê Amarelo, próximo ao relógio, está deixando o Centro de Muriaé mais bonito e, chamando a atenção de quem passa a pé, de moto ou carro.

E, aproveitando a temática contra o suicídio, este Ipê se fez mais bonito ainda.

Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015 em Brasília. É uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

Mas, o que chamou a atenção de nossa reportagem foi que várias pessoas fizeram questão de fotografar a beleza da natureza. Algumas, mais idosas, pegavam suas flores caídas, para cheirar e guardar. Um momento raro de beleza em nossa muriaé.

Flor símbolo do Brasil

 

O ipê-amarelo é encontrado em todas as regiões do Brasil e sempre chamou a atenção de naturalistas, poetas, escritores e até de políticos. Em 1961, o então presidente Jânio Quadros declarou o ipê-amarelo, da espécie Tabebuia vellosoi, a Flor Nacional. Desde então o ipê-amarelo é a flor símbolo de nosso país.

Ipê é uma palavra de origem tupi, que significa árvore cascuda, e é o nome popular usado para designar um grupo de nove ou dez espécies de árvores com características semelhantes de flores brancas, amarelas, rosas, roxas ou lilás. No Norte, Leste e Nordeste do Brasil, são mais conhecidos como pau d’arco (os indígenas utilizavam a madeira para fazer arco e flecha); no Pantanal, como peúva (do tupi, árvore da casca); e, em algumas regiões de Minas Gerais e Goiás, como ipeúna (do tupi, una = preto). Na Argentina e Paraguai ele é conhecido como lapacho.

COMENTÁRIOS