Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Maçonaria é homenageada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais
29/08/2018 12:23 em Notícias Gerais

A maçonaria foi homenageada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais em Reunião Especial de Plenário realizada na última segunda-feira (21/8), às 20 horas. A homenagem foi proposta pelo deputado Fabiano Tolentino (PPS) e acontece em decorrência da comemoração do Dia do Maçom, celebrado anualmente no dia 20 de agosto.

Para Fabiano Tolentino, a maçonaria defende valores que podem servir de referência em um momento de crise política e moral, em que governantes e legisladores estão desacreditados. “Os preceitos de liberdade, igualdade e fraternidade, difundidos pela maçonaria, ajudam a recuperar e fortalecer a confiança do povo que representamos”, acredita o parlamentar.

 

História

 

A maçonaria, como a conhecemos hoje, surgiu no início do século XVIII, na Inglaterra. O nome é derivado da palavra inglesa "mason", que significa pedreiro. De acordo com os historiadores, a instituição se desenvolveu a partir das corporações de ofício medievais, em que algumas categorias profissionais se organizavam para proteger seus direitos e segredos. Por esse motivo, muitos dos símbolos maçônicos fazem referência à profissão de pedreiro, tais como o esquadro e o compasso.

A maçonaria teve grande influência nos movimentos de independência dos países americanos, de norte a sul. No Brasil, a primeira loja maçônica foi fundada em 1796, em Pernambuco. Hoje, são três as principais agremiações maçônicas no País: a Grande Oriente do Brasil (fundada em 1822), a Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil (fundada em 1965) e a Confederação Maçônica do Brasil (fundada em 1973). Com um caráter filosófico, filantrópico e educativo, a maçonaria está hoje presente em um grande número de países.

Abaixo um pouco do evento especial ocorrido nesta semana.

Vanderlei Geraldo de Assis (sereníssimo grão-mestre Adjunto do Grande Oriente de Minas Gerais), Fabiano Tolentino (deputado estadual PPS/MG), Edilson de Oliveira (sereníssimo grão-mestre da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais), Cláudio Willian Alves (eminente grão-mestre do Grande Oriente do Brasil - Minas Gerais).

Cláudio Willian Alves (eminente grão-mestre do Grande Oriente do Brasil - Minas Gerais)

Edilson de Oliveira (sereníssimo grão-mestre da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais)

Vanderlei Geraldo de Assis (sereníssimo grão-mestre Adjunto do Grande Oriente de Minas Gerais)

Leandro Naves (maçonaria de Uberlândia)

Vanderlei Geraldo de Assis (sereníssimo grão-mestre Adjunto do Grande Oriente de Minas Gerais), Cláudio Willian Alves (eminente grão-mestre do Grande Oriente do Brasil - Minas Gerais), Fabiano Tolentino (deputado estadual PPS/MG), Edilson de Oliveira (sereníssimo grão-mestre da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais

Fabiano Tolentino (deputado estadual PPS/MG)

COMENTÁRIOS