Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Basquete masculino representa UFU na Conferência Central dos JUB's
17/08/2018 12:57 em Notícias Gerais

Brasília sediou, entre os dias 7 e 11 de agosto, a Conferência Central dos Jogos Universitários Brasileiros. As competições reuniram equipes de instituições de Rio de Janeiro, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Espírito Santo e Distrito Federal, em busca das vagas para a fase final dos JUBs – que será realizada em novembro na cidade de Maringá (PR). A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) marcou presença no basquete masculino e terminou na quarta colocação.

Estagiário de 2006 a 2008 e treinador do time em 2009 e 2010, Edicarlos Machado Siqueira está de volta a esta função desde 2015. Ele lamentou a não obtenção do direito a disputar a competição nacional, porém se disse bastante satisfeito com a dedicação e valentia dos seus jogadores, que venderam caro as derrotas para times adversários que contam com vários atletas profissionais. Todos os quatro jogos tiveram como palco o ginásio do Instituto de Ensino Superior Planalto (Iesplan).

“Somos uma instituição federal e que não tem como oferecer bolsas, ao contrário das quatro rivais que tivemos em Brasília. Então, o nosso grupo é formado exclusivamente por estudantes que entraram na UFU passando pelos funis apertados dos nossos processos de seleção. Perdemos as duas primeiras partidas por uma diferença muito pequena de pontos – 69 a 56 para a Unievangélica-GO, e 54 a 49 para a UPIS-DF – e a terceira, por uma vantagem confortável (106 a 70) para a Univeritas-RJ, que viria a ser campeã do torneio. Nossa despedida foi com uma bela vitória: 83 a 63 sobre a Unic-MT”, informou.

Aluno de Ciências Contábeis, Rodrigo César Silva já jogou basquete profissionalmente, vestindo as camisas de times como Minas Tênis Clube, Vila Velha e Unitri/Uberlândia. “É o nosso único atleta com esta experiência, o que valoriza ainda mais o desempenho dos demais”, enfatizou o técnico. Para manter a equipe em ritmo de competição neste semestre, a expectativa está por conta da definição de um campeonato regional. “Ele ainda não tem data confirmada e vai ocorrer em Araporã, Santa Vitória ou Ituiutaba”, revelou.

Edicarlos trabalhou na Comissão Técnica da equipe profissional de Uberlândia entre os anos de 2010 e 2015, quando ocorreu o encerramento das atividades dela. Neste período, conquistou cinco edições do Campeonato Mineiro, foi vice-campeão brasileiro e sexto lugar na Liga das Américas. À frente da equipe da universidade, já são quatro títulos dos Jogos Universitários Mineiros (JUMs) – 2010, 2015, 2016 e 2017 –, além de duas terceiras colocações nos JUBs.

Qualquer aluno regularmente matriculado na UFU pode tentar representá-la no basquete masculino. Os treinos são realizados em três dias da semana: terça-feira, quinta-feira e sábado. As seletivas ocorrem no início de cada semestre e duram, em média, de sete a 15 dias. A divulgação destes testes, bem como os para as equipes de competição das demais modalidades, é realizada pela Divisão de Esporte e Lazer Universitário (Diesu), vinculada à Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae). "Faço questão de destacar que tanto a Diesu quanto a Proae não vêm medindo esforços para oferecer o pessoal, materiais e toda a infraestrutura necessária para os nossos treinamentos, viagens e competições", sublinhou Edicarlos Siqueira.

COMENTÁRIOS