Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Magistrados são agraciados com Medalha do Dia de Minas
17/07/2018 16:25 em Notícias Gerais

Dez integrantes do Poder Judiciário estadual mineiro tiveram sua contribuição para o desenvolvimento do Estado e do País reconhecida na manhã desta segunda-feira, 16 de julho, na solenidade de entrega da Medalha do Dia de Minas. Ao lado, de outras 32 autoridades, os magistrados citados foram condecorados pelo secretário de Cultura do Estado de Minas, Ângelo Oswaldo.  

Receberam a honraria os desembargadores Alberto Diniz Júnior (superintendente adjunto administrativo do TJMG), Álvares Cabral da Silva, Eduardo Machado, Marcos Lincoln dos Santos,  Mauricio Torres Soares (presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), Octavio Augusto De Nigris Boccalini, Paulo Calmon Nogueira da Gama, Pedro Coelho Vergara e os juízes de Direito Guilherme Sadi (3ª Vara Criminal de Belo Horizonte) e Valéria da Silva Rodrigues (Vara Infracional da Infância e da Juventude). O juiz Jayme Martins de Oliveira Neto, que é presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), também recebeu a Medalha. 

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Nelson Missias de Morais, esteve presente nessa solenidade e também condecorou os homenageados com a Medalha do Dia de Minas. Os desembargadores Caetano Levi Lopes e Corrêa Camargo (vice-corregedor geral de Justiça) compareceram ao evento.

Medalha

noticia-4Medalha-mariana.jpgCelebra-se o Dia de Minas em 16 de julho, quando a capital é simbolicamente transferida de Belo Horizonte para Mariana, marco do povoamento no Estado (1709). O ciclo de sete dias no qual a data cai é denominado Semana de Minas e constitui período de comemorações cívicas em todo o Estado. O professor Roque Camêllo propôs a criação da festividade em 16 de julho de 1977, durante sessão solene comemorativa aniversário da cidade de Mariana. Em 1979, foi sancionada a Lei 7.561 instituindo a data, com realce nas tradições sócio-histórico-culturais de Minas Gerais. Em 1997, a Constituição Mineira, por meio de sua emenda 22, incorporou a comemoração.

COMENTÁRIOS