Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Mesários estão sendo convocados por e-mail ou carta simples
16/07/2018 15:36 em Notícias Gerais

A Justiça Eleitoral mineira está inovando na convocação dos mesários que atuarão nas Eleições 2018. Em um projeto piloto, parte das zonas eleitorais do Estado está entrando em contato com seus colaboradores por e-mail. Nesses locais, os mesários começaram a receber uma mensagem eletrônica, sem links e sem anexos, com a convocação. O eleitor convocado deve acessar o site do TRE e digitar o código de autenticação constante do e-mail recebido. Dessa forma, a convocação será validada. Outra forma de validação da convocação é o contato com o Disque-Eleitor (telefone 148).

Os mesários ainda podem ser convocados por carta simples. Nesses casos, também é necessária a confirmação da convocação por meio da página do TRE ou pelo telefone 148. Dentre outras vantagens, as novas formas de convocação dão mais agilidade ao processo e diminuem as despesas com o envio de cartas registradas ou com o contato pessoal diretamente na casa do eleitor – padrões adotados até a última eleição.

Em Belo Horizonte, 16 das 18 zonas eleitorais já estão utilizando a convocação por e-mail ou por carta simples. A mensagem eletrônica é usada nos casos em que o e-mail dos mesários está atualizado no cadastro.  Alguns cartórios eleitorais também confirmaram a utilização da nova forma de convocação de mesários, pelo menos para parte dos eleitores. É o caso de Divinópolis, Contagem, Montes Claros e Além Paraíba.

Para o primeiro turno das Eleições 2018, estima-se que serão necessários 190 mil mesários em todo o Estado para atuarem perante as mesas receptoras de votos nas zonas eleitorais do Estado. Os cartórios eleitorais estão agora na fase de nomeação e convocação, que pode ser feita por carta, por e-mail ou pessoalmente. Nas semanas anteriores ao pleito, são feitos treinamentos para capacitar os mesários a exercerem a função.

COMENTÁRIOS