Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Prefeitura vai desalojar feirantes por causa de Festa Julhina
08/07/2018 19:10 em Notícias da Zona da Mata

LUCIANA ARCHETE

 

Jornalista MG19681JP

 

Um comunicado encaminhado pelo secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Muriaé, Manoel Carvalho, tem deixado os produtores rurais e feirantes que trabalham no Mercado do Produtor (feira coberta) preocupados.

No comunicado os feirantes e produtores que comercializam seus produtos ali serão obrigados a desmontar suas bancas, incluindo algumas que são fixas e com pedras de ardósia.

O motivo de desocuparem o local nos dias 21 e 22 de julho é porque a prefeitura decidiu que irá realizar ali, uma festa Julhina organizada pelo Poder Público municipal e, a ordem dada é que os feirantes não deixem nada ali nestes dias.

A feira será, então, transferida para a rua próxima ao supermercado Sales.

A decisão pegou os produtores e feirantes que usam o local, pagando, inclusive alvará de utilização por ano, de surpresa. “Existem alguns locais que poderiam ser utilizados para este fim. Desalojar nosso ganha pão em detrimento de decisões arbitrárias não tem cabimento, pagamos para usar este local”, disse indignado um feirante.

Outro que passava no momento da reportagem chegou a dizer que o dinheiro pago pelo alvará poderia ser mais bem empregado ali. “O local está abandonado. Tem goteiras em época de chuva e o piso precisa ser refeito. Até a pia que tem próximo ao escritório de administração está quebrada há tempos. O banheiro é horrível”, reclamou.

O problema é ainda maior se olhar a falta de segurança no estacionamento existente ali. Durante a semana é o único local que comporta grande volume de carros e, durante a feira, coloca em risco os pedestres que passam para fazer suas compras.

 

Mercado do produtor

 

A área que serve à Feira Coberta foi inaugurada há anos foi feita de forma provisória e, por anos, nem asfalto possuía ali.

No entanto, a população e os feirantes foram ficando e o Poder Executivo foi deixando como está e, entra governo e sai governo e o local não recebe benfeitorias.

Muitos feirantes reclamam da falta de segurança, excesso de pedintes e falta de controle. As bancas não possuem uma ordem de produtos e acaba fazendo com que cada um comercialize o que deseja, sem nenhum rigor ou controle.

Até mesmo ambulantes transitam oferecendo seus produtos dentro da Feira Coberta.

É hora da Associação dos produtores e feirantes começar a cobrar do Poder Público Municipal um ordenamento na estrutura do local e melhores condições, inclusive para os fregueses que procuram a área às quartas-feiras e aos sábados para comprarem mantimentos e produtos não perecíveis.

COMENTÁRIOS