Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
INICIADAS AULAS DO XXI CEPE DA ADESG UBERLÂNDIA
08/06/2018 10:53 em Notícias Gerais

LUCIANA ARCHETE

Jornalista MG19681JP e Adesguiana turma 2015

 

Após a aula magna com o general Umberto, presidente da Adesg Nacional, ocorrida na terça-feira, no auditório da Aciub (Associação Comercial e Industrial de Uberlândia), começou oficialmente o Curso de Estudos de Política e Estratégia da Adesg Uberlândia.

A primeira aula foi no auditório do 36º Batalhão de Infantaria Mecanizada com o Dr. Luiz César Machado de Macedo, licenciado em Filosofia pela FAI/SP, Mestre em Filosofia do Direito e do Estado pela PUC/SP e Doutorando em Filosofia pela Universidade de Coimbra. Ele é professor efetivo (assistente I) lotado na Faculdade de Direito da UFU.

Leciona atualmente Teoria do Direito, mas já lecionou Direitos Humanos, Filosofia Constitucional e demais disciplinas da Área de Fundamentos do Direito.

Presidiu a Comissão de Direitos Humanos da OAB da subseção de Uberlândia e é assessor da Central de Movimentos Populares na região desde 1995.

O tema da palestra foi Direitos Humanos 1 “As revoluções Burguesas”, onde fez uma abordagem sobre o papel desta classe social no mundo.

Estavam presentes os delegados Eduardo Luiz da Mata Gonçalves e Eleusa Oliveira e diretores da delegacia de Uberlândia, assim como os novos estagiários do CEPE XXI (Turma 2018).

 

Ética

Valores essenciais e contemporaneidade

 

Já a segunda aula oferecida pelo XXI Cepe foi com a Drª Betina Ribeiro Rodrigues da Cunha que possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Uberlândia, cursos de Especialização no Canadá e Antilhas, Maîtrise ès Lettres na Universidade de Nice (França), Mestrado e Doutorado em Letras, pela Universidade de São Paulo, e pós-doutoramento em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Como professora da Universidade Federal de Uberlândia ocupou diferentes cargos administrativos, participando dos Conselhos superiores da UFU e desempenhando funções docentes em diversas áreas afins, sobremaneira na área de Literaturas, Língua Francesa. Atualmente, como docente associado e efetivo da Universidade Federal de Uberlândia, desenvolve atividades, na graduação, na área de Língua e Lit. Francesa; na pós-graduação, comparece como professor permanente do quadro do Programa de Pós-graduação em Estudos Literários, orientando a nível de Mestrado e Doutorado e participando de grupos de pesquisa, tendo respondido, inclusive, como Coordenadora do Mestrado em Teoria Literária. Atua também como avaliadora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e como membro do corpo de supervisores de avaliação da SEED/MEC. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura, Teoria da Literatura, Língua Francesa e Brasileira, atuando - inclusive com diversas publicações - nos seguintes temas: narrativa, discurso literário, estudos culturais, literatura comparada, francesa e brasileira.

Cabe ainda realçar as participações como líder do Grupo de pesquisa registrado no CNPq, "Narrativa moderna em questão", como membro do grupo de pesquisa "Textualidades contemporâneas: processos de hibridação"; como Membro da Rede CO3 - Rede Centro-Oeste de Ensino e Pesquisa em Artes, Cultura, Tecnologias Contemporâneas e como membro do Comitê de Acordos de Cooperação (CAC) da UFU/DRII.

Atualmente, é vice-presidente eleita para gestão 2018-2019 da Associação Brasileira de Literatura Comparada – ABR.

Ela fez uma abordagem rápida sobre Ética, o que despertou a curiosidade de todos os presentes na aula desta quinta-feira, 07 de junho, na sede do 36º BIMec.

Na próxima semana as aulas serão com o Cel/EB da reserva, Jayme Jorge Pinto, Dr. Luiz César com “Direitos Humanos II – a Criação da ONU” e, fechando a semana com os diretores da Adesg Uberlândia, fazendo uma explanação sobre a administração do curso, metodologia e a apresentação de todos os diretores e dos estagiários.

Fotos Adesguianos e diretoria Adesg Uberlândia

COMENTÁRIOS