Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
ANIVERSÁRIO DE MURIAÉ COM HOMENAGEM A PERSONALIDADES QUE CONTRIBUEM COM A CIDADE
18/05/2018 10:17 em Notícias Gerais

LCIANA ARCHETE

Jornalista MG19681

 

Na quarta-feira a Prefeitura de Muriaé realizou a sexta edição da cerimônia de outorga da Medalha do Mérito Muriaeense José Alencar Gomes da Silva em comemoração ao aniversário de 163 anos do município.

Foram 30 agraciados neste ano que, de uma maneira positiva contribuiram pelo desenvolvimento e progresso de Muriaé e seus distritos.

Dentre os homenageados estavam quatro deputados, três federais e o estadual Carlos Henrique (PRB). Também, o General de Divisão Henrique Martins Nolasco Sobrinho (comandante da Quarta Região Militar, situada em Belo Horizonte); o coronel/EB Evandro Bartholomei Vidal (Quarta Região Militar); Ten-Cel/PM Joedson Flaviano Gomes (comandante do 47º BPM em Muriaé). Delegado José Roberto Machado Demétrio (chefe da 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil em Muriaé).

 

Também o ex-prefeito Aloysio Aquino e o vice, João Ciribelli. A juíza Alinne Arquete foi a primeira a ser convidada a receber a honraria das mãos do prefeito.

 

Dra. ALINNE ARQUETTE LEITE NOVAIS

Poucos dias após seu nascimento, no Rio de Janeiro, Alinne Arquette Leite Novais se mudou para a terra de seus pais – Silveira Carvalho, distrito pertencente a Barão do Monte Alto, onde viveu até os 11 anos. Em 1986, veio com sua família para Muriaé, firmando seus alicerces na cidade. É casada há 21 anos com cirurgião-dentista Dr. Renato Novais da Silva e mãe de dois filhos: Álvaro e João.
Com ampla formação na área de Direito, incluindo graduação, especialização e mestrado, é autora de diversos livros e artigos jurídicos. Desde 2004, atua como juíza no Tribunal de Justiça de Minas Gerais, com passagens pelas comarcas de Cataguases, Belo Horizonte e Juiz de Fora, além de Muriaé. Como professora universitária, lecionou em diversas instituições de Ensino Superior da região, inclusive no Centro Universitário Unifaminas, onde também exerceu a função de coordenadora do curso de Direito.
 
 
ALOYSIO NAVARRO DE AQUINO
 
Nascido em 19 de abril de 1957, o muriaeense Aloysio Navarro de Aquino é oriundo de duas tradicionais famílias da cidade. Seguindo os passos de seu avô e de seu tio, os saudosos doutores Clóvis e José Clóvis de Aquino, formou-se em Medicina, atuando há 35 anos nas áreas de ginecologia e obstetrícia em Muriaé. É casado com Rosemary de Mattos Pereira Aquino e pai de Mariana e Vítor, ambos também médicos.
Além da Medicina, adquiriu também experiência administrativa ao atuar na diretoria da Sociedade Médica e da Unimed Muriaé, além de ter sido conselheiro fiscal na Unicred Leopoldina e fiscal na Intrafederação das Unimeds da Zona da Mata. Na política, exerceu três diferentes funções: foi vereador entre 2001 e 2004; vice-prefeito entre 2009 e 2012; e prefeito municipal entre 2013 e 2016.
 
 
ANELISA DUTRA GLÓRIA
 
Natural de Natividade, estado do Rio de Janeiro, Anelisa Dutra Glória nasceu em 17 de novembro de 1969 e veio ainda criança para Muriaé, onde constituiu família e construiu uma vida profissional de destaque.Formada em piano e em matemática, Anelisa trabalha no magistério há 29 anos, auxiliando na educação de centenas de crianças muriaeenses. Foi vice-diretora das escolas municipais Professora Esmeralda Vianna e Professora Elza Rogério – nesta última, onde tem longa permanência e com a qual se identifica de maneira especial, desempenha desde 2015 a função de diretora.
Sempre ligada à vida espiritual, ela atua também como ministra da Palavra na Paróquia São Paulo, realizando trabalho de evangelização junto aos muriaeenses.
 
 
ARISTEO SALING
Nascido em 3 de janeiro de 1947 na cidade de Estrela, Rio Grande do Sul, Aristeo Saling veio para Muriaé em 1970. Sete anos depois, se casou com a empresária e advogada Nilza Maria Araújo Saling, com quem teve os filhos Aristeo e Manoel e, até o momento, três netos.
Em Muriaé, Aristeo fundou a Churrascaria Gauchão, trazendo para a região o churrasco servido no consagrado sistema de rodízio. Mais tarde, expandiu seus negócios, adquirindo também o Hotel, Bar & Restaurante Líder, que logo se consolidou como um dos estabelecimentos mais tradicionais e frequentados da cidade.
Atualmente, trabalha junto da esposa e dos filhos à frente do Empório Líder, que em 2018 completou 20 anos de funcionamento como referência em comércio de variedades na região.
 
CARLOS EDUARDO SOUZA CASTRO
Casado há 19 anos com Érica Vieira Castro, Carlos Eduardo Souza Castro tem dois filhos: Pedro Henrique e Ana Sophia. Teólogo por formação, o pastor desempenha há 13 anos a missão de levar a Palavra de Deus para os fiéis nas comunidades onde evangeliza – dentre elas, a Igreja Metodista Valentim, no bairro Dornelas, onde atua já há oito anos. É também fundador e presidente da Escola do Obreiro, instituição que auxilia os alunos no trato com os conflitos pessoais e familiares, proporcionando cura e restauração com base nos ensinamentos bíblicos e cristãos.
Carlos Eduardo é ainda líder avançado do Instituto Haggai Brasil, organização cristã dedicada ao desenvolvimento de agentes evangelizadores, além de coach com formação pela Sociedade Latinoamericana de Coaching.
 
 
CARLOS FRANCISCO LEVATE
Filho de uma das mais conhecidas famílias muriaeenses, Carlos Francisco Levate nasceu na Fazenda dos Florianos, no Divisório. Veio para a cidade aos 15 anos para trabalhar com seu tio, o Sr. Antônio Levate. Na cidade, constituiu família e criou seus quatro filhos: Mateus, Lucas, Gabriel e Carla.
Em 1984, abriu a firma Karlo’s Papelaria em sociedade com seus tios Sebastião, José e Luiz Levate, em uma parceria que durou 30 anos. Hoje, como proprietário único, continua à frente da empresa consolidando-a como referência no comércio de materiais escolares e brinquedos. Além do ramo comercial, Carlos Francisco atua também como produtor rural. Com o apoio de seu primo Fernando Levate, dedica-se à criação de novilhas Girolando em sua propriedade localizada no Macuco.
 
CARLOS HENRIQUE ALVES DA SILVA
Com 47 anos de idade, Carlos Henrique Alves da Silva é nascido no Rio de Janeiro, mas, com mais de metade de sua vida tendo se passado em Minas Gerais, se considera mineiro de coração. É pastor da Igreja Universal do Reino de Deus e casado há 25 anos com Adailza Araújo da Silva.
Na política desde o ano 2000, foi eleito três vezes para a Câmara Municipal de Belo Horizonte e outras duas para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais, atuando sempre de forma determinante em projetos de assistência social e de amparo à subsistência e qualificação. Em 2015 e 2016, esteve à frente da Secretaria de Estado de Esportes, ficando responsável pelo repasse de verbas e incentivos esportivos para os municípios mineiros, inclusive Muriaé.
 
CARLOS ROBERTO MOREIRA DE OLIVEIRA
Nascido em São Gonçalo, no Rio de Janeiro, em 10 de março de 1964, o padre Carlos Roberto Moreira de Oliveira é formado em Filosofia e Teologia. Sempre dedicado à evangelização, passou por cidades da região, chegando a Muriaé em 2015, onde assumiu a Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, na Barra.
Já totalmente envolvido e inserido na comunidade, atua junto das pastorais e dos movimentos promovidos pela Igreja, sempre buscando proporcionar conforto, alento e melhoria de vida para aqueles com quem compartilha a fé e a religiosidade. Pelos trabalhos prestados em Muriaé, recebeu no ano passado o título de Cidadania Honorária do nosso município.
 
 
CLAUDIO POMPEI
Claudio Pompei nasceu em Muriaé, no dia 12 de fevereiro de 1952. Membro de uma das mais tradicionais famílias da cidade, é neto do Coronel Telêmaco e de Judith Pereira Pompei e filho de Elazir e do ex-vereador, vice-prefeito e deputado Telêmaco Coriolano Pompei. É casado com Ana Maria Navarro Ribeiro Pompei e pai de dois filhos: Oliver e Diego.
Graduou-se em 1977 na cidade de Petrópolis, especializando-se e tornando-se também mestre em Ortopedia e Traumatologia, além de possuir pós-graduações em diversas áreas da Medicina. Em Muriaé, atua desde 1982 no Hospital São Paulo, instituição da qual é o atual diretor clínico, e na COT – Clínica de Ortopedia e Traumatologia, sempre buscando atender seus pacientes de maneira zelosa e dedicada.
 
 
ELSA E ELZA ANTONIETO
Nascidas em 1943 no sítio Água Limpa da Jacuba, em Itamuri, as gêmeas Elsa (com “S”) e Elza (com “Z”), são duas do total de 11 filhos que tiveram o casal Esterina e Albino Antoniêto. Vieram para Muriaé em 1966, morando inicialmente na Barra e, no ano seguinte, se mudando para o bairro São Francisco, onde passaram a participar ativamente da comunidade.
Se engajaram pela construção da Igreja de São Francisco de Assis e em pastorais e movimentos, além de integrarem o grupo de missionários do Sagrado Coração de Jesus. Na década de 90, fizeram curso de saúde popular, passando a conhecer sobre plantas medicinais e a trabalhar de forma voluntária em prol dos necessitados. Continuaram se dedicando à saúde alternativa e, em 2007, participaram da criação do Centro de Formação Popular Rosa Fortini, em nossa cidade.
 
 
EROS BIONDINI
Nascido em Belo Horizonte, Eros Biondini é casado com Adriana Biondini e pai de dois filhos, Mauro e Chiara. Formado em Medicina Veterinária, é também atuante há mais de 25 anos na evangelização católica, sendo membro da Renovação Carismática e fundador da Missão Mundo Novo, que busca fortalecer a fé cristã dos visitantes e participantes.
Na política, atuou como Deputado Estadual e Secretário de Estado de Esportes, Lazer e Juventude. Atualmente, está em seu segundo mandato como Deputado Federal, sendo presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Comunidades Terapêuticas e das APACs. Em 2016, foi classificado como o melhor congressista de Minas Gerais, em votação realizada pelo portal Ranking dos Políticos.
 
 
EVANDRO BARTHOLOMEI VIDAL
Natural de Jacutinga, Minas Gerais, o Coronel Evandro Bartholomei Vidal possui, além da formação em todos os cursos regulares da carreira militar, graduação em Administração de Empresas e em Direito, assim como diversos títulos de pós-graduação, mestrado e doutorado.
Com grande parte de sua vida dedicada à carreira militar no Exército Brasileiro, já atuou como instrutor, chefe de Estado-Maior, subcomandante e comandante em diferentes unidades do país. Atualmente, é chefe da assessoria de Relações Institucionais da Quarta Região Militar, além de assessor parlamentar do Exército em Minas Gerais.
 
 
EVANDRO HASSEN FREIRE
Nascido em 03 de maio de 1968, em Patrocínio do Muriaé, Evandro Hassen Freire é casado há 25 anos com Aline Daniela Araújo Hassen Freire e pai de uma filha.  Atua como contabilista há 33 anos e, em 2009, formou-se também em Direito.
Além de prestar assessoria contábil e jurídica por meio de seu escritório, auxilia os municípios da região – entre eles, Muriaé – a pleitearem e conquistarem objetivos junto às instâncias superiores do poder. Assim, desempenha há 31 anos a função de Diretor Administrativo da Amerp (Associação da Microrregião do Médio Rio Pomba), além de trabalhar como assessor contábil do Cisleste, o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Mata Leste de Minas Gerais.
 
GUSTAVO SANTANA
Nascido em Belo Horizonte, o empresário e produtor rural Gustavo Santana é casado com Cryslaine Silva de Vasconcellos e pai do jovem Gustavo. Deputado estadual desde 2014, seguiu os passos de seu pai, José Santana de Vasconcellos Moreira, que foi parlamentar por 10 mandatos.
Eleito com 42 mil votos obtidos em mais da metade dos municípios mineiros, exerce em seu primeiro mandato a função de vice-líder do Governo, além de integrar diversas comissões na Assembleia Legislativa. Já recebeu variadas condecorações – entre elas, a Comenda Martins da Costa, concedida em 2017 em nossa cidade.
 
HENRIQUE MARTINS NOLASCO SOBRINHO - General
O General de Divisão Henrique Martins Nolasco Sobrinho nasceu em Belém do Pará, no dia 3 de dezembro de 1960. É casado com Liane Maria Cunha Lages Nolasco, com quem tem um casal de filhos: Aline e Luiz Henrique. Ingressou no Exército Brasileiro em 5 de março de 1979 e, desde então, vem desempenhando a carreira militar sempre com ética, compromisso e honra. Atualmente, comanda a Quarta Região Militar, situada em Belo Horizonte.
Ao longo de sua carreira, passou por diversas unidades militares, atuando como instrutor, chefe de seções e comandante. Em 2011, esteve à frente do Segundo Batalhão de Infantaria de Força de Paz, na missão das Nações Unidas no Haiti.
 
 
ÍSSIS CAVALIER CABRAL
Nascida em Patrocínio do Muriaé, no dia 24 de setembro de 1944, é casada com Simplício Corrêa Cabral. É mãe de dois filhos, Stéfano e Stênio, e avó de um casal de netos. Formada pela Faculdade Santa Marcelina, com licenciatura em História, Filosofia e Psicologia, trabalhou como professora em diversas cidades da região, tendo sido também diretora da Escola Municipal Sebastião Laviola.
Sempre dedicada ao trabalho social e ao auxílio ao próximo, foi agraciada em 1998 com o Troféu Mulheres de Ouro. Integrou o Lions Clube Muriaé Barra e, atualmente, preside pela segunda vez o Centro Espírita Anjo Gabriel, promovendo palestras sobre o Evangelho cristão e oferecendo cestas básicas e enxovais para as famílias mais necessitadas.
 
JACY DE PAULA HOMEM
Aos 92 anos de idade, Jacy de Paula Homem continua sendo modelo de vitalidade e um exemplo a ser seguido pelas novas gerações. Nasceu no município de Vieiras e é casado há 68 anos com Ireny de Paula Soares, com quem formou sua família de cinco filhos, além de diversos netos e bisnetos.
Em Muriaé, prestou serviços como arrecadador de impostos do comércio na Coletoria Estadual, sendo o responsável por fazer o pagamento a todo o funcionalismo público do Estado na região. Na área social e de serviços, foi membro do Rotary e auxiliou na Paróquia São Paulo, servindo como ministro da Eucaristia e ajudando no funcionamento de diversas pastorais.
 
 
JOÃO FRANCA CIRIBELLI DE CARVALHO
Nasceu no dia 15 de novembro de 1962, no bairro do Porto, em Muriaé. É casado com Ana Lúcia Dutra Rodrigues Carvalho e pai de Luísa e Gabriel. Formado em Engenharia pela UFJF, é também pós-graduado em Gestão de Negócios e Empreendedorismo e, atualmente, está concluindo cursos nas áreas de Gestão Pública e de Engenharia de Tráfego.
Mudou-se para Juiz de Fora na juventude a fim de concluir seus estudos, obtendo a graduação em 1985. No mesmo ano, iniciou sua vida profissional trabalhando como engenheiro civil e, quatro anos mais tarde, retornou a Muriaé. Em nossa cidade, adquiriu vasta experiência na área pública atuando como secretário de Obras em quatro diferentes gestões, diretor administrativo do antigo DEMLURB, coordenador da Defesa Civil e como vice-prefeito.
 
 
JOEDSON FLAVIANO GOMES
Joedson Flaviano Gomes é natural de Manhuaçu e casado com Eloiza da Silva Monteiro Gomes. É pai de três filhos: Dianna, Gabriel e João Victor. É policial militar do Estado de Minas Gerais desde 1990, passando desde então por diversos cursos e promoções na carreira, além de receber variadas condecorações. Em 2016, alcançou o posto de tenente-coronel.
Ao longo desses 28 anos, prestou serviços a diferentes companhias, batalhões e diretorias da corporação. Atuava na subchefia do Centro de Gestão Documental, em Belo Horizonte, quando, em 2017, foi designado para assumir o comando do 47º Batalhão de Polícia Militar, em Muriaé.
 
 
JOSÉ ROBERTO MACHADO DEMÉTRIO
Natural de Porciúncula, José Roberto Machado Demétrio é graduado em Direito e pós-graduado em Direito Penal e Processual Penal. Possui 31 anos de experiência no serviço público, sendo 19 deles na Polícia Civil do Rio de Janeiro e os últimos 12 na Polícia Civil de Minas Gerais.
Antes de chegar a Muriaé, passou pela Central de Flagrantes de Belo Horizonte e por cidades como Miraí e Eugenópolis, sempre como delegado de polícia. Desde 2017, está à frente da Quarta Delegacia Regional de Polícia Civil, com sede em nossa cidade.
 
LUIZ ANTÔNIO CRISPI DE ARAÚJO
Nascido em Ubá, Luiz Antônio Crispi de Araújo veio para Muriaé em 1983. É casado com Maria Tereza Bittencourt e pai de Rafael e Luan. Possui graduação em Psicologia, com formação em Psicanálise, além de três pós-graduações.
Além da atividade clínica, também coordena grupos de estudos voltados para psicólogos e trabalha no serviço público, realizando sessões de terapias para diferentes públicos e realizando palestras. É também um dos fundadores da Associação de Psicólogos de Muriaé, instituição que presidiu durante quatro anos.
Na área cultural, criou em nossa cidade o grupo de teatro “Chão de Minas”, formado em parceria com o produtor Euler Luz.
 
LYDIO MIGUEL BANDEIRA DE MELO
Filho do advogado João Evangelista Bandeira de Melo e da professora Petrina Calcagno Bandeira de Melo, Lydio Miguel Bandeira de Melo nasceu em 29 de outubro de 1947, em Muriaé. Formou-se em Medicina, com especialização na área de Pediatria, e, no exercício da profissão, sempre se dedicou ao atendimento de crianças de famílias de baixo poder aquisitivo.
Teve atuação destacada também na vida pública. Com quatro mandatos de vereador, foi presidente da Câmara Municipal em 1994, promovendo as primeiras audiências públicas da cidade. Foi autor de importantes leis, como a que oferece passe livre para gestantes carentes; a de transparência nos prontuários hospitalares; e as que autorizam a criação de um porto seco e de um restaurante popular na cidade.
 
MANOEL DIAS NERY
Nascido no dia primeiro de janeiro de 1966, em Barão do Monte Alto, Manoel Dias Nery é casado com Maria Aparecida de Oliveira Nery e tem um casal de filhos: Eduarda e Pedro Henrique. Veio para Muriaé em 1977, com 11 anos de idade, para estudar. Três anos depois, começou a trabalhar, passando por tradicionais empresas da cidade e atuando também como representante comercial.
Em 1997, tornou-se empresário abrindo a Elétrica do Povo, voltada para o comércio de materiais elétricos, hidráulicos e de construção. Com trabalho e dedicação, obteve sucesso e, em 2010, inaugurou a segunda unidade da firma, que é responsável por gerar mais de 20 empregos diretos em nossa cidade.
 
MARIA STELA CERQUEIRA DORNELAS
Nasceu em Muriaé, no dia 2 de julho de 1944. Com formação em Pedagogia, Maria Stela Cerqueira Dornelas dedicou toda a sua vida profissional à área da educação, com experiência de 10 anos nas salas de aula como professora primária. Trabalhou também como analista educacional na Delegacia Regional de Ensino situada em nossa cidade.
Com variados cursos de capacitação e participação em diversos seminários e congressos no Brasil e no exterior, se destacou nos trabalhos de atenção e inclusão desenvolvido junto às crianças excepcionais. Em nossa cidade, atuou como diretora administrativa da APAE Muriaé durante 16 anos, no período entre 1994 e 2010.
 
MÁRIO LÚCIO HERINGER
Natural de Manhumirim, Mário Lúcio Heringer tem 63 anos de idade. É médico ortopedista por formação e trabalha também na vida pública, exercendo atualmente seu quarto mandato como Deputado Federal.
Na Câmara dos Deputados, já desempenhou diferentes funções, tais como a de secretário de Relações Internacionais, coordenador da bancada mineira, ouvidor geral, além de presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias. Atualmente, integra outras cinco comissões – dentre elas, a que analisa o desastre da barragem em Mariana e a que estuda normas a serem aplicadas em processos licitatórios públicos.
 
NELIO MONTEIRO
Natural de Muriaé, Nelio Monteiro é casado há 28 anos com a pedagoga Heloisa Helena Pereira Monteiro e pai dos jovens Gabriel e Daniel. Possui formação em Teologia, Psicologia e Liderança Avançada.
É membro da Junta de Educação e do Conselho Diretor da Convenção Batista Mineira. Em nossa cidade, atua há 28 anos como pastor na Igreja Batista Parque Safira, trabalhando sempre em prol da evangelização e do fortalecimento da fé junto aos fiéis.
 
RAPHAEL SOARES MOREIRA CESAR BORBA
Formado em Direito e pós-graduado em Direito Público, Raphael Soares Moreira Cesar Borba ingressou no Ministério Público de Minas Gerais em 2012. Antes de chegar a Muriaé, em 2014, passou por diversas cidades do estado, como Uberaba, Ituiutaba e Araguari, entre outras.
Como titular na 7ª Promotoria de Justiça na Comarca de Muriaé, desempenha atribuições nas áreas de saúde e de questões envolvendo idosos, deficientes físicos, consumidores e fundações.
 
RENATO GRIZOTTI JÚNIOR
Natural de Carangola, Renato Grizotti Júnior é casado com Cleide Gisele Ribeiro e tem um filho. Antes de se dedicar à carreira jurídica, trabalhou durante seis anos como técnico de laticínios.
Graduou-se em Direito e logo foi aprovado para o Ministério Público de Minas Gerais, exercendo a função de promotor de Justiça durante seis anos. Posteriormente, obteve novo sucesso em concurso público, desta vez para Juiz do Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Iniciou suas atividades na nova função em Salvador, Bahia, seguindo depois para Juiz de Fora e Manhuaçu. Chegou a Muriaé há cerca de dois anos, onde é Juiz Federal titular. Pelo cumprimento de metas alcançadas, levou a Vara Federal da nossa cidade a conquistar o selo “Bronze”, conferido pelo Conselho Nacional de Justiça.
 
SÉRGIO DIAS HENRIQUES
Sérgio Dias Henriques nasceu em Santa Mercedes, São Paulo, em 7 de julho de 1964. Com graduação em Ciências Contábeis e em Administração de Empresas, além de pós-graduações em Gestão Hospitalar e de Negócios, é membro da Associação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Combate ao Câncer e da Federação Brasileira de Administradores Hospitalares.
Ao longo de sua vida profissional, atuou na administração de vários hospitais em Minas Gerais – entre eles, o Hospital São Paulo da nossa cidade. Desde 2002, está à frente da Fundação Cristiano Varella / Hospital do Câncer de Muriaé, instituição que se tornou referência no atendimento oncológico pela qualidade dos serviços prestados e pela humanização na assistência aos pacientes.
 
VITOR VALVERDE
Mesmo ainda bastante jovem, Vitor Valverde acumula experiências em sua trajetória profissional. Bacharel em Direito, historiador e com três especializações na área de gestão, é também doutorando na área de Direito e Filosofia. É membro da Anistia Internacional Brasileira e das sociedades brasileiras da Computação e do Progresso da Ciência.
Com vasta experiência na área pública, foi presidente do Instituto Histórico e Geográfico, comandante da Guarda Municipal e secretário municipal de Informática e de Administração e Recursos Humanos em Juiz de Fora. Já em Belo Horizonte, atuou na Prefeitura como assessor especial, secretário municipal de Governo e adjunto de Planejamento e Gestão, além de superintendente de Limpeza Urbana. No âmbito estadual, ocupou cargos também no Governo de Minas, na Secretaria de Estado de Saúde e na Assembleia Legislativa.

COMENTÁRIOS