Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Fundação Maçônica Manoel dos Santos completa 37 anos
28/03/2018 14:05 em Notícias Gerais
A Fundação Maçônica Manoel dos Santos acaba de completar 37 anos de existência e bos serviços em Uberlândia. Ela foi criada em 1981 e, de lá para cá vem atuando de forma independente e cada vez mais próxima do uberlandense. Nestes 37 anos de criação ela contribuiu ou ajudou os uberlandenses em diversas ocasiões, principalmente com a administração de unidades de saúde, como as UAI's.
A Fundação Maçônica Manoel dos Santos tem sede na Rua Norita, 222, no bairro Dona Zulmira. É uma entidade com reconhecimento de Utilidade Pública Municipal, estadual e federal, portadora do Certificado de Entidade de Fins Filantrópicos expedido pelo Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS.

Ela foi concebida por um grupo de maçons da Loja Maçônica Acácia do Triângulo no ano de 1981 e que sentiu a necessidade de construir uma Creche no bairro Dona Zulmira para atender às mães trabalhadoras que não tinham onde deixar seus filhos para, então aumentar a renda familiar e dar mais dignidade e atenção aos filhos.

Através de festas, bingos, galinhadas, feijoadas e doações pessoais os maçons foram conseguindo recursos para construir um galpão que, por longos anos, serviu como sede da Creche Tia Lia, hoje Centro de Educação Infantil Tia Lia.

13 anos depois a Fundação Maçônica foi convidada pelo então prefeito Paulo Ferolla para administrar três Unidades de Atendimento Integrado, as UAI’s Luizote, Planalto e Pampulha. Assim a entidade passou a ser um dos principais pilares do município no atendimento à saúde aos uberlandenses e usuários do sistema SUS de todo o Brasil e que aqui aportavam para serem socorridos em seus momentos de maior dor que é a doença.

Depois vieram as UAI’s Tibery, Roosevelt, Martins e Morumbi. Nesta ocasião a Fundação Maçônica Manoel dos Santos passou a ser um dos maiores empregadores do município de Uberlândia e uma entidade com uma das maiores folhas de pagamento e contribuição com o município, devido à sua complexidade de profissionais presentes em seu quadro funcional.

Tem um programa Reabilitar de empréstimo de cadeiras de roda e banho, macas, camas hospitalares e muletas e bengalas, atendendo uma média de 1.000 usuários ao ano.

A FMMS administra o projeto Programa Aprendiz Empreendedor possui atualmente mais de 700 aprendizes efetivamente nos postos de trabalho exercendo suas funções nas 185 empresas parceiras! Desde o início do programa, mais de 3.000 jovens foram diretamente comtemplados pela aprendizagem e destes, um número significativo  de aprendizes que conquistaram o emprego formal.

Construiu e administra o Centro de Educação infantil Irmã Odélcia Leão localizado no bairro Shopping Park, construindo com o objetivo de ajudar as mães trabalhadoras daquele bairro da zona Sul que não tinham onde deixar os filhos para ajudar no aumento da renda familiar.

A Fundação Maçônica Manoel dos Santos tem sede na Rua Norita, 222, no bairro Dona Zulmira Uberlândia/MG.  É uma entidade com reconhecimento de Utilidade Pública Municipal, estadual e federal, portadora do Certificado de Entidade de Fins Filantrópicos expedido pelo Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS.

O Centro Administrativo da Fundação Maçônica possui modernas instalações, tem um Salão de Convenções que é onde estamos nesta noite. O Recanto da Fraternidade, pequeno salão de eventos menores e com toda infraestrutura necessária. Um templo Maçônico, e o Ginásio Poliesportivo “Antônio Fernandes de Oliveira”.

A FMMS é proprietária do antigo Hospital das Acácias, hoje cedido em comodato por 10 anos para ao Instituto Joslin (entidade que cuida das crianças com Diabetes).

Também mantém o projeto “Juizado de Conciliação”, criado em 2003 onde, atende pessoas da comunidade para resolver questões judiciais. Uma parceria com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

Ao longo de sua existência desenvolveu projetos e programas de apoio social e comunitário como Telecurso 2000 (juntamente com a Aparu e projeto Estação Vida); Faculdade Maçônica do Triângulo (FAMATRI), Rádio e TV Colunas do Triângulo.

A Fundação Maçônica Manoel dos Santos prima pela qualidade de vida, apoio e assistência ao uberlandense. Seu lema é: “Construindo uma sociedade, livre, justa e solidária”. Seus associados contribuem e fazem de tudo para que a entidade continue trilhando seu caminho de servir, sem pedir.

A Fundação Maçônica Manoel dos Santos com o objetivo de auxílio à comunidade tem objetivos sociais bem definidos que é ser caráter comunitário, educativo e filantrópico, que busca promover o desenvolvimento e o progresso espiritual, moral e material do ser humano, procurando construir uma sociedade livre, justa e solidária.

 
Ex-presidentes da Fundação Maçônica Manoel dos Santos
 
 
Presidente de Honra: Sebastião Buiatti
1º Presidente: Antônio Fernandes de Oliveira (1918-1983)
2º Presidente: Joaquim Teodoro de Paula (1983-1985)
3º Presidente: Humberto de Campos Pinheiro (1985-1986)
4º Presidente: Edson de Souza Monteiro (1986-1989)
 
 
5º Presidente: Mauro Belório (1989-1991)
6º Presidente: Hermilon Miranda Mota (1991)
13º Presidente: Hermilon Miranda Mota (2011-2013)
7º Presidente: Carlos Augusto R. Franco (1991-1993)
8º Presidente: Vorcelion Cabral de Melo (1993-1997)
9º Presidente: Mauro de Souza (1997-2002)
11º Presidente: Mauro de Souza (2005-2007)
14º Presidente: Mauro de Souza (2014-2016)
antonio-carlos-de-oliveira
10º Presidente: Antônio Carlos de Oliveira (2003-2004)
luismar
12º Presidente: Luismar Alves de Oliveira (2008-2010)
 
15º Presidente: Williams José Alves (2017-atual)
COMENTÁRIOS