Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Moradores do bairro Gaspar sofrem com esgoto a céu aberto
27/03/2018 11:33 em Notícias da Zona da Mata

por LUCIANA ARCHETE

Jornalista MG19681JP

 

Uma rede de esgoto com defeito e que já foi arrumada por diversas vezes pelo Demsur (Departamento Municipal de Serviços Urbanos) vem dando dor de cabeça aos moradores das imediações da rua Konstantinos Grammatikopoulos, nome emprestado do pai do atual prefeito, Ioannis.

E os problemas coincidentes não param por aí.

O proprietário de um imóvel que vem sofrendo com o problema há anos é, Stylianos Grammatikopoulos, irmão do atual prefeito e que trabalha na Alemanha. O proprietário do imóvel explicou que foi chamado por parente e amigos para resolver o problema que ameaça ruir, inclusive a moradia que tem no terreno. Tudo isso motivado porque falta um sistema de captação do esgoto.

Os moradores da rua Júlio Cesar Pereira enfrentam há anos o mesmo problema. Antes a rede de esgoto ficava exposta e, quando o mato seco pegava fogo, danificava a rede e o Demsur era obrigado a fazer a troca de tubulações.

No ano de 2016, mês de fevereiro, Stylianos Grammatikopoulos registrou a última intervenção do Departamento Municipal Serviços Urbanos no local, quando parte de seu terreno foi utilizado para que a rede fosse refeita.

No entanto, com a chuva intensa que caiu sobre a cidade nos meses de fevereiro e começo de março, o barranco cedeu e, o muro da residência de Stylianos acabou ruindo e, com isso, toda rede de esgoto da via acabou caindo em sua propriedade, danificando, inclusive a moradia que existe ali.

Por este motivo ele retornou ao Brasil para refazer o serviço que deveria ter sido feito corretamente pela empresa pública.

O problema, segundo Stylanos é que falta pulso na realização de obras do município. "Tem que ter vontade de fazer. O povo não pode ficar esperando a vida inteira para solucionar problemas simples como a coleta de esgoto das casas dos pobres", disse ele.

Do mesmo pensamento comunga os moradores ouvidos pela reportagem. "Todos os meses pagamos coleta de Esgoto e serviço de coleta de lixo, mas temos que ter o benefício. Se for pra gente ter que arrumar toda vez que dá problema, então pra que pagar Demsur?", indagaram.

O vereador Evandro Cheroso esteve no local na hora que a reportagem da Rádio Cidadã estava verificando a reclamação e, segundo ele, é hora de pedir providências ao município, uma vez que os moradores não podem conviver eternamente com o problema.

Veja vídeo e entrevista dos moradores, incluindo do Stylianos Grammatikopoulos.

 

Demsur e rede de esgoto

 

Moradores informaram à equipe da Rádio Cidadã que profissionais do Demsur estiveram na última semana no local e informaram que se tratava de obra particular e que, por este motivo, não iria realizar o serviço.

Com isso, acionaram o proprietário que retornou ao Brasil para resolver o problema e, enquanto realizava a obra, teve que fazer um “canal provisório” para que o serviço fosse efetuado no local e, ao jogar os dejetos na via, provou mau-cheiro e reclamação de populares.

 

COMENTÁRIOS