Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Palácio dos Leões em Uberlândia vai completar 100 anos
07/11/2017 08:23 em Notícias Gerais

Nesta quinta-feira (9), o Palácio dos Leões, um dos bens arquitetônicos mais preciosos e de maior significado histórico e cultural de Uberlândia, completa cem anos de fundação. Para comemorar em grande estilo o centenário do espaço, que abriga o Museu Municipal, a Secretaria Municipal de Cultura preparou um evento gratuito repleto de atrações para a comunidade na noite deaniversário.

A celebração está marcada para começar às 19h da próxima quinta-feira (9) ecomeçou a ser planejada há seis meses.A festa vai incluir atrações musicais, educativas, artísticas e gastronômicas.O evento será aberto com uma apresentação conjunta da Banda Municipal e Orquestra Experimental de Uberlândia, em um repertório especial.Depois, ocorrerá o lançamento da Cartilha Virtual do Museu, um conteúdo de pesquisa online que vai detalhar, por meio de fotos e textos, os estágios de evolução do monumento ao longo do século. Esse material poderá ser visualizado no portal da Prefeitura de Uberlândia e será constantemente atualizado.

Dois arquitetos que deixaramsua marca no prédio dialogarão com o público em uma palestra: Alessandro Rende, responsável pela transição da estrutura de Câmara Municipal para o Museu na década de 90; e Clayton Carilli,autor do trabalho de manutenção do prédio em 2011.

Como qualquer bom aniversário, comidas e bebidas não faltarão. Os fãs de uma boa gastronomia mineira terão à disposição uma Praça de Alimentação especializada em quitutes do Triângulo Mineiro, como tutu, lingüiça e pão de queijo.Outra grande surpresa fica por conta da cervejaria CaptainBrew, que divulgará o resultado de um concurso no qual universitários da cidade enviaramdesenhosautorais do palácio. O melhor desenho vai integrar um rótulo comemorativo da cerveja.

Para o prefeito Odelmo Leão, celebrar e resgatar o significado da edificação é um reconhecimento necessário ao imóvel que simboliza a evolução de Uberlândia. “Ter um prédio com 100 anos no centro cidade, abrigando ao longo do tempo as principais ações capazes de modificar os rumos do município é de uma importância sem igual. Hoje, como Museu, ele segue cuidando da nossa memória, promovendo o cuidado com o patrimônio aos cidadãos,” explicou.

Parceria com universidades

Para agregar à comemoração, a Secretaria Municipal de Cultura firmou uma parceria com os cursos de Arquitetura e Urbanismo de faculdades da cidade. Durante os últimos meses, os alunos desenvolveram projetos de reconhecimento estilístico do palácio.

As fotos, desenhos, croquis e demais produções serão apresentadas pelos próprios estudantes e ficarão expostas em um grande varal para contato do público. Os três professores envolvidos no projeto também participarão de uma mesa-redonda relatando o passo a passo dos trabalhos.

A equipe de uma das universidades entregará, ainda, uma maquete tátil que descreve a cena urbana da praçaClarimundo Carneiro, com o Palácio ao centro. Esse trabalho integrará o acervo de visita do Museu.

Cem anos de história

O palácio inaugurado em 1917 integra o belo cenário da atual praçaClarimundo Carneiro, no limite do bairro Fundinho com o Centro da cidade. Na época de sua construção, foi considerado um marco do progresso regional, ao ser o primeiro edifício de dois pavimentos erguidos no município.

Antes de contar a história da cidade por meio de objetos e exposições, a edificação já foi a casa dos poderes Legislativos e Executivo, além de abrigar outros serviços como a Coletoria Estadual e a Biblioteca Pública Municipal. Desde 1985, o palácio passou a integrar a lista de monumentos pertencentes ao Patrimônio Histórico Municipal.

COMENTÁRIOS