Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Deputados debatem na Câmara de Muriaé sobre o Polo de Piscicultura Ornamental
06/11/2017 15:16 em Notícias de Política

No dia 13 de novembro de 2017, às 10 da manhã, no plenário da Câmara Municipal de Muriaé, a Comissão de Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), realizará, na cidade de Muriaé, a pedido do deputado estadual Braulio Braz, uma audiência pública com enfoque no debate da atual situação do Polo da Piscicultura Ornamental, visando investimento e valorização do setor. Com temática ao incentivo da criação e da comercialização de peixes ornamentais, a lei 22.111/2016, de autoria do deputado Braulio Braz, após ser promulgada, atribuiu à Zona da Mata mineira o título de Polo produtor de peixes ornamentais do Brasil e, hoje, já é a maior área de concentração da atividade em toda a América Latina.

No entanto, faz-se necessária a audiência pelo fato de que, desde a oficialização do Polo, não houve repasses nem auxílio do Governo do Estado e é preciso valorizar o setor. Em números, a atividade significa geração de renda para cerca de 300 famílias de produtores e representa 70% da produção de espécies ornamentais de água doce do país. Além de Muriaé, outras seis cidades da região fazem parte do Polo: Vieiras, São Francisco do Glória, Barão do Monte Alto, Eugenópolis e Patrocínio do Muriaé. Segundo o Sebrae, por ano, R$ 10 milhões são injetados na economia local.

 

Autoridades controladoras, incluindo as do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Sebrae, Emater, Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) e deputados estaduais estarão presentes, debatendo a aplicação da lei.

COMENTÁRIOS